PROJETOS
Projeto | 10
Janelas do Parque Estadual Restinga de Bertioga
Execução: fevereiro a dezembro 2021
Cliente: Funbio/Fundação Florestal
Função: Coordenação geral, executiva e técnica
Principais características do projeto: elaboração de Planos de Ação para a implantação de atividades econômicas sustentáveis, junto a três comunidades locais - Vila da Mata, Carvalho Pinto/Barreira e Chácaras do Balneário Mogiano -, moradoras em território inserido no Parque, abordando os seguintes eixos temáticos: Turismo de Base Comunitária, Meliponicultura e Produtos Florestais não Madeireiros. Os planos foram construídos por meio de processo participativo que envolveu a realização de 12 oficinas (cada uma com 3 h de duração), participação de mais de 100 moradores ao todo, usando diversas técnicas de visualização e construção colaborativa.
Projeto | 09
CRESCER COM PROTEÇÃO - Sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente
Execução: 2020 a 2021
Cliente: Agenda Pública/Unicef
Função: consultoria
Principais características do projeto: diagnóstico do sistema (SGDCA) em 8 municípios da Baixada Santista (São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém) e Vale do Ribeira (Iguape, Cananéia e Ilha Comprida), a partir da análise de 60 entrevistas semi-estruturadas realizadas com representantes dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Ministério Público, Sistema Educacional e dos próprios adolescentes. O diagnóstico focou os seguintes tópicos: estrutura de atendimento disponível, procedimentos, fluxos, registros e monitoramento; integração da atuação dos entes do SGDCA; indicadores sociais e de caracterização de problemas afetando crianças e adolescentes, principalmente relacionados à pandemia do covid19; principais desafios e destaques em relação à inovação para enfrentamento de desafios no atendimento dos casos.
Projeto | 08
Visita e análise de subprojetos - Projeto DGM/FIP/BRASIL para emissão de parecer de licenciamento ambiental
Execução: 2019 a 2020 e também 2016
Cliente: Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-MG), agência executora do projeto DGM FIP.
Função: consultora
Principais características do projeto: licenciamento ambiental e outorga de água para 18 subprojetos financiados pelo DGM FIP Brasil (Dedicated Grant Mechanism for Indigenous Peoples and Local Communities) é uma iniciativa estabelecida no âmbito do FIP/Fundo de Investimento Florestal, com a finalidade de conceder subsídios destinados a melhorar a capacidade dos Povos Indígenas e Comunidades Locais (PICL). O Programa visa fortalecer a discussão sobre a redução do desmatamento e da degradação florestal (REDD+) em nível local, nacional e global e está presente em quatorze países do mundo - Brasil, Burikina Faso, Congo, Costa do Marfim, Equador, Gana, Guatemala, Indonésia, Laos, México, Moçambique, Nepal, Peru e República Democrática do Congo), voltados para implantação de pequenas usinas de beneficiamento de produtos do cerrado, frutos da agricultura familiar desenvolvida por comunidades tradicionais e locais atuantes em territórios distribuídos em 5 estados abrangidos pelo bioma cerrado (Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí); além disso, em 2016 atuou na elaboração de pareceres para seleção de 20 subprojetos em âmbito nacional, que seriam financiados pelo DGM.
Projeto | 07
Concepção de Infraestrutura de Uso Público em Áreas Protegidas
Execução: 2018
Cliente: Sesc Bertioga
Função: Coordenação pedagógica e relatoria
Principais características do projeto: estruturação de curso de 40h de duração para técnicos e interessados no assunto, contemplando preparação e integração de equipe de 15 docentes de diferentes área do conhecimento, montagem da programação e construção de estratégias pedagógicas que facilitaram a participação ativa dos alunos do curso e a equipe técnica, de forma colaborativa, no desenvolvimentos dos conteúdos. O percurso metodológico enfatizou a integração teoria e prática, contemplando visita de campo a unidade de referência (Parque das Neblinas, RRPN situada em Mogi das Cruzes, gerenciada pelo Instituto Ecofuturo) e elaboração de planos de uso público, pelos participantes, para a Reserva Natural Sesc em Bertioga, como forma de aplicação dos conhecimentos apreendidos durante o curso. O contrato contemplou também a relatoria detalhada de todo o processo - do planejamento à execução do curso.
Projeto | 06
Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas dos Litorais Norte, Centro e Sul do estado de São Paulo e Áreas de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião e do Guará
Execução: 2015 a 2017
Cliente: Instituto Ekos/Fundação Florestal
Função: Coordenação Técnica dos Módulos Avaliação Estratégica e Processo Participativo
Principais características do projeto: uso do software Miradi - Padrões Abertos para a Prática da Conservação (WWF e outros parceiros), para construir colaborativamente com a equipe das UCs envolvidas a avaliação estratégica, identificando alvos de conservação, impactos diretos e indiretos, causas e consequências, estressores, estratégias de ação, atores envolvidos e possíveis parcerias. O contrato envolveu também a composição de equipe interdisciplinar e a construção de metodologia para desenvolver processo participativo de construção dos planos de manejo com os conselhos gestores das UCs e outros atores chaves atuantes nos territórios (pescadores artesanais, entidades representativas, universidades).
Projeto | 05
Planejamento, implantação e conservação de trilhas com desenho universal
Execução: abril a junho de 2016
Cliente: SESC Bertioga - Reserva Natural do Sesc Bertioga
Função: registro e relatoria do processo de planejamento e da execução do curso.
Principais características do projeto: formação no tema de planejamento, implantação e conservação de trilhas com desenho universal, visando à aptidão dos participantes para planejar e implantar trilhas acessíveis.
Projeto | 04
Planejamento Ambiental da Sub-bacia Iriri-Onça
Execução: 2013-2015
Cliente: Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta (ACIA) - financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO);
Função: coordenação geral e executiva.
Atividades: diagnóstico socioambiental; sistema de informações georreferenciadas; oficinas socioeducativas para diagnóstico e planejamento participativos; elaboração de folhetos, boletins e publicação registro do processo.
Projeto | 03
Planos de Negócios em Turismo Sustentável na porção norte de Ubatuba
Execução: 2013-2015
Clientes: Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta (ACIA) -financiado pela Petrobras.
Função: cooredenação executiva e pedagógica.
Atividades: diagnóstico de atrativos e serviços turísticos, por meio de processo participativo; cursos de qualificação profissional (monitoria ambiental, receptividade turistica e artesanato); planos de negócios para 7 comunidades; elaboração de publicação registro do processo.
Projeto | 02
Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela
Elaboração (2014): por meio de contratação via TCA (Termo de Compensação Ambiental), entre a Usina Colombo e a Fundação Florestal, para consolidação de informações, redação de textos e revisão de capítulos, de modo a contemplar demandas indicadas pela Comissão Técnica de Biodiversidade do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA).
Projeto | 01
Capacitação de Gestores de Unidades de Conservação do PESM, Juréia e unidades marinhas
Projeto desenvolvido sob a coordenação das sócias-diretoras da Ambiente-se, pela Buriti - Gestão Educacional ltda, contratada pela Fundação Florestal, no âmbito do Programa Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Buriti contratou a Ambiente-se para apoio na elaboração do Manual de Gestão das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.